Foto das comidas típicas de Santa Catarina como polenta, farofa e linguiça.
Culinária Regional

Conheça e saboreie 4 comidas típicas de Santa Catarina

Criador da foto: Cesar Diniz | Crédito: Cesar Diniz

Se antes de viajar você gosta pesquisar e saber mais sobre a culinária típica de cada região que visita, com certeza você vai se encantar com as incríveis e deliciosas comidas típicas de Santa Catarina quando por lá estiver! 

Além de receber influência de outros países, as comidas típicas do litoral de Santa Catarina usam como insumos muitos produtos que são pescados, criados e colhidos na própria região, que tem grande importância na economia do estado, e impactam diretamente na vida de muitos moradores.

Para quem não conhece as iguarias servidas nas orlas de Santa Catarina, ou até se você quer umas receitinhas típicas do estado, está no lugar certo. Vamos contar aqui um pouco mais sobre que pratos são mais comuns e pedidos na região, bem como costumes e as origens dos preparos típicos.

Origem das comidas típicas de Santa Catarina

Todos os pratos servidos no território brasileiro, que conta com dimensões continentais, sofreram, na sua criação, influência de várias origens. Indígenas, de países americanos, europeus e africanos. Mas também se baseiam no que a região produz, no que é mais acessível e fresco, sem deixar de fora o custo atrativo que por ser da região e não envolver deslocamento acaba sendo melhor

O sul do país recebeu forte influência alemã, italiana, portuguesa, açoriana e indígena, e essa miscigenação cultural rendeu sabores diferenciados, e as comidas típicas de Santa Catarina em especial, apresentam diversidade dentro do seu território.

Pratos tradicionais de Santa Catarina

Cada região do estado oferece um tipo específico de iguaria, e cabe a nós, aproveitar essa diversidade. Um dos insumos que fazem muito sucesso dentro e fora do estado é a linguiça blumenau, que é considerada patrimônio cultural.

Florianópolis é a rainha das ostras, que são criadas em fazendas marinhas. Essas iguarias surgem nos mais diversos pratos, e em alguns rodízios, onde é possível provar ostras à milanesa, ao alho e óleo, in natura, aos 4 queijos, com vinagrete, e uma outra infinidade de opções.

Também é possível provar em terras catarinenses a polenta no fio, um pirão d’água de comer ajoelhado, tainha preparada de diversas formas, e doces, hummm, doces incríveis como a cuca que é uma especialidade da região.

Um prato que faz muito sucesso e é facilmente encontrado em Santa Catarina é o marreco recheado, que tem origem alemã e pode ser servido com purê de batatas, repolho e purê de maçã.

Sabores das comidas típicas de Santa Catarina

No Mercado Público de Florianópolis os boxes que vendem frutos do mar são uma atração à parte, já que o consumo desses itens é muito grande no estado, parte pelo sabor, parte pela possibilidade de comprar frutos do mar com preços acessíveis e extremamente frescos. E por lá ainda é possível provar vários pratos e petiscos a base de peixes, crustáceos e moluscos, em preparos cheios de criatividade, usando muitos legumes e temperos naturais, e que encantam moradores e visitantes. 

A tainha é um peixe tão consumido e importante nas mesas e para os pescadores do estado, que são realizados festivais da tainha em diversas cidades de Santa Catarina, e é possível provar o peixe nos mais variados preparos, inclusive o tradicional prato catarinense que é a tainha na folha de bananeira.

Receitas típicas de Santa Catarina

Dentro do universo da gastronomia catarinense, existem ingredientes que são a base de boa parte da alimentação dos moradores e visitantes do estado. A culinária de Santa Catarina se utiliza de seus produtos típicos, que além de fazerem girar a roda da economia do estado, são mais frescos pela curta distância entre produtos e consumidores. Vamos conhecer algumas das receitas mais conhecidas e consumidas nas áreas litorâneas do estado:

1- Receita da tainha de Santa Catarina

Ingredientes:

  • 1 tainha inteira sem escamas e víscera, aberto pelas costas
  • 5 tomates cortados em cubos grandes
  • 2 cebolas cortadas em cubos grandes
  • Suco de 1 limão
  • Cebolinha, coentro, dill, pimenta do reino moída na hora e sal a gosto.
  • Azeite quanto baste

Modo de preparo

Com o peixe já limpo e aberto, tempere por dentro e por fora com sal, pimenta e limão e deixe descansando por 3 horas na geladeira. Recheie a tainha com o tomate, os temperos verdes, a cebola e regue por dentro e por fora com o azeite. Acomode a tainha na folha de bananeira, e ponha o que sobrou dos temperos na parte de cima do peixe. Embrulhe na folha de bananeira e leve à grelha, ou churrasqueira para cozinhar. O tempo de preparo depende da intensidade do fogo e tamanho do peixe. Sirva com arroz branco e banana da terra grelhada.

2- Receita do pirão de peixe 

Ingredientes:

  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 tomates picados
  • 80 gramas de extrato ou purê de tomate
  • 1 litro de caldo de peixe
  • Farinha de mandioca que baste para dar o ponto do pirão
  • Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
  • Salsa, coentro, pimenta branca macerada e uma pitada de açafrão

Modo de preparo

Numa panela funda misture a cebola, o alho e o tomate e deixe secar o excesso de líquidos, depois refogue com azeite. Adicione o caldo de peixe e o extrato ou purê de tomate, mexendo lentamente para misturar bem. Quando ferver, vá adicionando a farinha de mandioca, sem parar de mexer, até soltar do fundo, adquirir a consistência de sua preferência e deixar a mistura lisa, sem bolotas de farinha. Quando desligar junte os temperos verdes, a pimenta, o sal e o açafrão. Sirva assim que estiver pronto.

3- Receita da tradicional polenta no fio 

Ingredientes:

  • 400 gr de fubá de milho
  • 90 gr de manteiga
  • 2 lts de água
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Adicione a água em uma panela funda, junte o sal e a manteiga. Quando começar a ferver adicione aos poucos o fubá, sem parar de misturar para não empelotar. misture até adquirir a textura de fubá, e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo. Despeje num refratário e quando estiver completamente frio polvilhe queijo parmesão e o molho ou complemento da sua preferência. Um dos mais usados é picadinho de carne com molho de tomates. Para cortar a polenta no fio, como diz o nome,  use uma linha resistente, e corte a massa de baixo para cima.

Doces típicos de Santa Catarina

A ascendência europeia é muito forte também no que diz respeito aos doces típicos de Santa Catarina, e seus preparos são momentos que reúnem gerações de família há anos, como uma espécie de celebração.

O cavaquinho, uma espécie de pãozinho em formato de nó, feito com trigo, ovos e açúcar, se assemelha a um bolinho de chuva, e deixa crianças e adultos com água na boca. E a cuca, em especial a de banana, é um dos doces mais consumidos em todo o estado, por isso, vamos de receita!

4- Receita da tradicional cuca de Santa Catarina

Ingredientes massa:

  • 250 gramas de farinha de trigo
  • 100 gramas de açúcar
  • 1 ovo 
  • 130 ml de água gelada
  • 60 gramas de manteiga sem sal gelada
  • 40 gramas de fermento fresco
  • Raspas de limão
  • Uma pitadinha de sal

Modo de preparo da massa

Misture num bowl com as mãos a farinha, o açúcar, o fermento, sal e a manteiga e forme uma farofa. Acrescente o ovo e aos poucos vá misturando a água aos poucos. Despeje a mistura com ajuda de uma espátula de silicone (para não grudar tanto) numa forma untada com manteiga ou óleo. Espalhe bem a mistura até cobrir toda a forma.

Para fazer o recheio corte 5 bananas prata maduras no sentido do comprimento em fatias finas, e espalhe sobre a massa. Polvilhe açúcar e canela e deixe descansar dentro do forno desligado por 20 minutos. Aqueça o forno e deixe assar aproximadamente 35 minutos a 160 graus. A cuca não deve ficar escura, e pode ser consumida quente, em temperatura ambiente ou refrigerada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casibom giriş