Culinária Regional

Venha conhecer o que torna a culinária de Alagoas especial

Mais uma vez trazemos um artigo com um tema que é realmente delicioso, a culinária de Alagoas e suas peculiaridades. O que a diferencia de outras receitas de diferentes estados no Nordeste do Brasil é as preciosidades da sua gastronomia.

O estado de Alagoas é extremamente rico em diversos aspectos, uma terra boa que em se plantando tudo dá. Com mares azuis, frutos do mar e pescados da melhor qualidade, além de um povo extremamente hospitaleiro e que sabe receber muito bem seus visitantes.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a culinária de Alagoas, suas tradições, suas referências e quais são os carros chefe da sua gastronomia, e claro, as receitas com pratos típicos que vão deixar sua mesa cheia de sabor, ou instigar você a incluir no seu próximo roteiro de férias o estado.

Tradições e influência culinária de Alagoas

Além de tantas belezas naturais, o estado de Alagoas é litorâneo e tem como destaque sua parte gastronômica típica de locais que se utilizam dos seus recursos naturais, e também  que reflete as fortes influências deixadas pelos africanos, portugueses e povos indígenas.

O nordeste do Brasil como um todo, tem hábitos relativamente parecidos, incluindo pratos à base de pescados e a mandioca e sua farinha, herança dos índios que estavam por lá antes mesmo dos colonizadores chegarem.

A culinária de Alagoas tem como base os caldos, que são originários dos africanos, os escravos utilizavam sobras e aparas para fazer caldos e sopas fortalecedores, que alimentavam uma quantidade muito maior de pessoas, em especial se misturados com farinhas.

E a influência portuguesa se traduz nos pratos assados, que envolvem em sua maioria peixes e carnes vermelhas, além das receitas à base de ovos, em especial os doces, que são uma característica forte da culinária lusitana que herdamos aqui em terras tupiniquins. 

Principais pratos da culinária Alagoana

Um hábito típico da culinária de Alagoas é o consumo constante de caldinhos. São vários sabores, de caldinho de feijão ao de sururu, consumidos inclusive nas praias alagoanas. Os caldinhos muitas vezes são servidos com acompanhamentos, como ervas frescas, torresmo azeitona e até mesmo ovo de codorna.

Um prato típico da culinária alagoana é a pituzada, que tem como base o camarão pitu, aquele maior que a média. A receita também leva leite de coco, legumes, verduras e urucum, um ingrediente tipicamente indígena.

Por todo o nordeste do Brasil podemos comer peixes fritos, empanados ou não. No estado de Alagoas a tradição se mantém. Na praia do Gunga o peixe agulha fritinho e crocante é muito famoso e apreciado pelos alagoanos e também pelos turistas.

Curiosidades sobre o estado de Alagoas 

Alagoas é o segundo menor estado brasilerio, perdendo apenas para Sergipe, ambos na região nordeste do país, e sua capital fica na cidade de Maceió, conhecida também como Costa dos Corais. E lá uma das bebidas que faz bastante sucesso é a caipirinha de seriguela, uma fruta típica da região.

Sua agricultura é forte nas plantações de arroz, feijão, milho, banana, coco e mandioca, itens amplamente utilizados na gastronomia local e pelo Brasil afora. Na parte de pescados, o sururu é um dos principais ingredientes utilizados por lá, e serve para o preparo de pratos que vão do sururu de capote aos caldinhos.

Seus hábitos alimentares, como em boa parte das mesas nordestinas, incluem farinha e banana nas refeições, uma influência afro-indígena, e o que pode parecer estranho para alguns é uma combinação nutritiva e extremamente saborosa. No quesito doce, as cocadas de massagueira são patrimônio imaterial de Alagoas.

Festivais gastronômicos e eventos culturais alagoanos

Todos os anos, no mês de setembro acontece em Maceió o Festival Sabores de Alagoas, que já vai para a oitava edição. O festival, que conta com o apoio da prefeitura da capital alagoana, explora os sabores típicos do estado, em pratos salgados e doces como a pituzada e a umbuzada sertaneja.

Receitas de pratos típicos da culinária de Alagoas

Chegamos na parte mais gostosa do artigo, as receitas da culinária de Alagoas, vamos lá!

Receita de Pituzada

Ingredientes:

  • 2 kg de camarão Pitu
  • 1 litro de leite de coco
  • 1 tomate
  • 1 cebola
  • 1 pimentão
  • 1 chuchu
  • 1 cenoura
  • 1 batata
  • 2 ovos cozidos
  • Coentro, azeite, sal e colorífico a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe, descasque e reserve o camarão

Coloque os legumes e os ovos para cozinhar.

Refogue os legumes no azeite com o colorífico e  a pimenta-de-cheiro. Acrescente o leite de coco e deixe ferver.

Bata o tomate, o pimentão e a cenoura no liquidificador e volte para a panela, adicionando o camarão e deixe levantar fervura. 

Ao servir, deixe os camarões por cima do molho. Sirva com pirão e arroz branco.

Receita de umbuzada sertaneja

Ingredientes:

  • 300 gr de umbus verdes
  • 1 e ½ xícaras de leite
  • 1 xícara de água
  • ½ xícara de açúcar

Modo de preparo:

Lave os umbus muito bem e retire os seus cabinhos, depois numa panela funda com água suficiente para cobri-los, cozinhe os umbus até que fiquem bem macios e molinhos. Transfira para outra panela com leite e açúcar e mexa bem até que os umbus dissolvam e deixe cozinhar um pouco. Quando esfriar passe o doze por uma peneira para retirar os caroços e pode servir morno ou gelado, de acordo com sua preferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *