Vem chegando o verão, e consequentemente os passeios na praia vão aumentar.
A praia é um dos lugares mais plurais que existem, todo o tipo de gente, de todas as classes, credos, times e opiniões políticas convivem em meio ao calor, areia e banhos de mar.
Mas, além disso, também temos que focar nas comidinhas de praia, e como cada um resolve a questão da fominha que bate durante o passeio. Você é da tribo que leva tudo, ou dos que compram o que tiver disponível?
Independente da sua opção, resolvemos criar uma espécie de tutorial sobre alimentação nas praias brasileiras, e, dar dicas das melhores opções, tanto para comprar quanto para preparar e armazenar corretamente. Partiu praia!
O que são as famosas comidas de praia
Nas praias brasileiras há uma grande variação dos petiscos e pratos servidos, já que nosso litoral é muito grande, as regiões possuem hábitos alimentares bastante diferenciados, e ainda há de se levar em conta a época.
Mas as comidas de praia ou remetem ao mar, ou são tradições culinárias de cada estado, com ênfase à praticidade, já que parte da alimentação é provida por vendedores ambulantes e quiosques. Ou seja, menos infraestrutura que um restaurante regular. Mas isso não significa menos sabor e variedade.
Quais são as comidas típicas vendidas nas praias
Essa é uma pergunta bem ampla, quase do tamanho do litoral brasileiro! Já que temos medidas continentais, as variações de petiscos e comidas praianas são grandes!
No litoral do Rio de Janeiro, por exemplo, biscoito Globo (sim, biscoito de polvilho no Rio tem nome próprio), sanduíche natural, picolés, cuscuz doce e os mais variados espetinhos e salgados de forno. Além é claro dos ambulantes que vendem mate e limão na bombona. Os litorais paulista e capixabas não difere muito, podemos incluir peixes, os nomes dependem da região e da época, e geladinhos, os famosos sacolés.
Já no nordeste o forte são os peixes e frutos do mar, além dos espetinhos e como em todo o país, milho verde cozido.
No sul temos tantas variações quanto no resto do país, pois algumas praias são muito elitizadas e servem comidas dignas de restaurantes premiados. Mas na demais, barreado, churrasco, peixes, também de acordo com os locais e períodos e os famosos espetinhos.
Sugestão de comidas que você pode levar para a praia
Independente da sua dieta, o importante é levar comidinhas de rápido consumo, ou dentro de embalagens térmicas, já que o calor vai acabar, literalmente, azedando tudo.
Vamos às sugestões:
Lanches para levar para a praia
Com um saco de pão de forma dá para fazer sanduíches para a família toda! E as variações ficam por conta do gosto do freguês. Por isso vamos mostrar uma receitinha rápida com ingredientes que costumamos ter em casa sempre:
Natural de frango fit
Ingredientes:
Pão de forma integral
Peito de frango desfiado
Creme de ricota
Azeitonas picadas
Orégano seco
Sal e pimenta o quanto baste
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes, recheie os pães, embale bem, e se possível leve uma bolsa ou caixa térmica para durar mais no calor da praia.
Na versão fat, podemos fazer duas mudanças: substituir o pão integral pelo branco, e o creme de ricota pela maionese. Nesse caso, o sanduíche se torna um pouco mais perecível.
As quantidades foram omitidas propositalmente, há quem vá só, mas para algumas pessoas, praia é programa de família e amigos, então o número de pessoas é proporcional a quantidade dos ingredientes.
Petiscos para levar para a praia
Para petiscar na praia:
Mix de nuts
Palitos de pimentões, cenoura, pepino embalados em sacos ou potes com fechamento hermético, acompanhados de molho de iogurte com azeite, limão, pimenta e sal
Cubos de queijo temperados com orégano, azeite ou shoyu
Crackers temperados
Palitinhos mistos com queijos, tomate cereja, azeitonas, manjericão,
Mix de frutas
Para não precisar preparar uma salada de frutas, a opção é cortar pedaços de frutas e levar embaladas individualmente. As frutas que contém mais líquidos são ótimas para saciar fome e sede, principalmente melancia, abacaxi e melão. Já levar maçã, pera e banana higienizadas e com a casca é preferível, uma vez que escurecem depois de abertas.
Sucos para tomar na praia
As bebidas mais indicadas para um passeio na praia são água, água de coco e sucos. As bolsas e caixas térmicas podem manter as bebidas geladas e frescas por mais tempo. Sucos de laranja, limão (cuidado pois o limão em contato com a pele exposta ao sol pode ocasionar queimaduras) e de abacaxi são deliciosos e refrescantes.
O que levar para comer na praia se você vai com crianças
Para crianças sugerimos apenas algumas adaptações nas sugestões acima. Substituir o pão de forma ou integral por bisnaguinhas, e se o recheio não for agradar aos pequenos, uma bisnaguinha com requeijão e queijo ou presunto ou ambos com certeza vai fazer sucesso.
Optar por frutas que reponham líquidos e energia, e que as crianças já estejam acostumadas a consumir. Cubinhos de queijo e presunto ou peito de peru também farão sucesso, são práticos de preparar, embalar e consumir. Milho cozido, cenoura em cubinhos ou raladinha, tomate e bolinhas de queijo temperadas.
Se quiser levar chips, os de batata doce, aipim e abobrinha feitos em casa na véspera são excelentes opções. E no caso dos seus filhos sempre pedirem biscoito, o de polvilho combina bem com um passeio na praia.
E por último, mas tão importante quanto, protetor solar, chapéu e guarda sol. Os pequenos não param no mesmo lugar por muito tempo, então proteger do sol é fundamental.