A culinária caiçara é muito apreciada por todo o litoral brasileiro, e por muitos visitantes de outros estados e até mesmo de outros países, graças aos seus sabores marcantes e também a sua simplicidade.
Para quem gosta de comer bem e sabe apreciar pratos culturalmente ricos, a culinária caiçara é a melhor pedida, já que promove uma imersão na cultura gastronômica litorânea brasileira e também uma explosão de sabor.
Nesse texto vamos contar um pouco sobre a história da culinária caiçara, como se deu seu início, ingredientes base, suas influências, e claro, dar uma receitinha para deixar sua família e amigos com água na boca!
Influências indígenas na culinária caiçara
A culinária caiçara é o hábito alimentar e gastronômico desenvolvido em áreas próximas ao litoral brasileiro, por seus antigos moradores, e que sofreu fortes influências de diversos povos.
Os índios foram responsáveis por disseminar sua cultura e seus hábitos alimentares para a culinária caiçara, e alguns dos seus ingredientes base se tornaram também insumos para vários pratos que compõem as famosas receitas que fazem parte do cardápio caiçara.
Com hábitos rudimentares de obtenção de alimentos, os indígenas se utilizavam da caça, pesca e agricultura como base de sua alimentação. E graças a essas práticas, desenvolveram receitas e um cardápio muito nutritivo e saboroso, que foi influência através de peixes, frutos do mar, raízes, frutas e hortaliças.
Conheça a herança africana na culinária
Com a vinda de muitos escravos do continente africano, seus hábitos alimentares foram passados adiante, adaptados com os recursos aqui presentes. E muitas receitas da culinária caiçara receberam influência africana.
A percepção da herança gastronômica se dá através de pratos bem temperados, preparos com sabores fortes e marcantes, misturas de texturas como em moquecas cheias de dendê e feijoadas com muitas carnes, farofa e pimenta.
Contribuições europeias nos sabores caiçara
Muitos dos pratos brasileiros sofreram a forte influência dos nossos colonizadores, os portugueses. Pratos feitos a base de ovos, peixes assados, o bacalhau, doces portugueses, enfim, o que não falta na culinária caiçara são sabores de origem lusitana.
Mas nem só de Portugal vive a Europa, e outras das suas delícias viraram febre aqui no país, em especial nas áreas litorâneas, que eram mais acessíveis às embarcações vindas do velho continente.
Muitas receitas tradicionais à base de farináceos, arroz, frutos do mar e carnes de caça assadas originários da culinária alemã, francesa, italiana e espanhola ajudaram na criação de muitos pratos da culinária caiçara.
Preservação e valorização da culinária caiçara
Muitas cidades litorâneas mantém forte a tradição da culinária caiçara, e optam por fazer dos seus cardápios uma ode à cultura e a preservação desse traço gastronômico tão marcante num país que possui extensa área litorânea.
Com as exigências do mercado consumidor, alguns restaurantes repaginaram seus pratos com o intuito de manter sua clientela, mas ainda assim a culinária caiçara e seus ingredientes permanecem vivos e acesos dentro de boa parte dos estabelecimentos caiçaras.
Manter as tradições culinárias caiçaras é uma bandeira a ser carregada, para que muito da nossa cultura não se perca, e os ingredientes base, que foram descobertos lá no início pelos indígenas sigam fazendo parte das refeições servidas em terras brasileiras, e tão apreciadas por turistas de todo o mundo.
Pratos típicos da culinária caiçara
O uso de produtos frescos e nacionais, sejam eles sazonais ou não, é a base dos pratos da culinária tradicional caiçara. O peixe assado na folha de bananeira com farofa e banana é um típico prato caiçara. Mas também figuram entres pratos caiçaras as caldeiradas, moquecas, farofa de biju, creme jussara, suco de cambuci e licor de pitanga.
Para quem ainda não conhece, ou mesmo para os apreciadores, vamos mostrar um pouco mais dos sabores da culinária caiçara através de receitas famosas e deliciosas:
Receita de moqueca caiçara
Ingredientes:
- 500gr de filés de badejo
- 350gr de camarão limpo e eviscerado
- 4 tomates maduros em rodelas
- 3 cebolas em rodelas
- 1 pimentão verde em rodelas
- 7 dentes de alho
- 8 pimentas biquinho
- 1 colher de chá de urucum em pó
- 150gr de farinha de mandioca torrada
- Cebolinha, salsa, coentro e alfavaca a gosto
- Azeite, sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Depois de temperar os filés de peixe e os camarões com sal, pimenta e limão a gosto, reserve cada um num bowl. Unte o fundo de uma panela (de preferência de barro) com óleo e azeite e coloque as ervas frescas grosseiramente picadas. Monte a moqueca em camadas. A primeira de tomate, em seguida cebola. Na terceira camada coloque os peixes, e depois deles mais ervas. recomece as camadas com o tomate e daí suga a mesma ordem.
No final das camadas coloque os pimentões e camarões. Dilua o urucum em água e jogue sobre as camadas. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 25 minutos. Um aviso importante: não pode mexer nem misturar os ingredientes. Quando desligar, sirva em seguida, com arroz branco, pirão e salada verde.