Praia de Matinhos litoral do paraná, com uma casa, pedra e sufistas ao fundo
Culinária Regional História e Cultura

Litoral Paranaense – o que comer de mais típico

Há quem diga que não existem tantos pratos típicos no Brasil, que tudo é meio copiado e adaptado de outros países. Mas, não é verdade! 

Em se tratando da região sul do país, a influência dos nossos vizinhos sul americanos é grande nos três estados.

E no Paraná não é diferente, apesar de ser menos conhecido por seus pratos típicos e área litorânea, depois de ler esse texto você vai mudar sua opinião e, quem sabe, começar a planejar seu próximo destino de viagem!

Litoral Paranaense 

As cidades litorâneas do Paraná são:

Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná.

E listamos as melhores praias do pequeno litoral paranaense, que possui apenas cerca de cem quilômetros. 

Alguns desses municípios possuem bairros que formam baías, e a mais conhecida é a Ilha do Mel, mas as praias de Caiobá e Nova Brasília também são bastante frequentadas.

Praias mais frequentadas do Litoral Paranaense

  • Praia do Farol – Ilha do Mel – se localiza abaixo do Morro do Farol das Conchas, não conta com infraestrutura de quiosques e ambulantes, mas tem areias branquinhas e mar calmo.
  • Praia de Fora – Ilha do Mel – seu acesso é através de uma trilha que se dá após o cais de Nova Brasília, é bastante frequentada por turistas, e lá se encontram pousadas famosas.
  • Praia Grande – Ilha do Mel – possui pousadas em suas extremidades, porém é muito bem preservada. Também se acessa através de trilhas do cais de Nova Brasília
  • Praia Encantadas – Ilha do Mel – é entre todas a que possui maior infraestrutura, tem um pequeno cais que facilita o acesso à ilha. É uma praia de águas verdes, ótima para crianças, pois é calminha. Conta com várias pousadas e restaurantes.
  • Praia de Leste – Pontal do Paraná – é uma praia mais urbanizada, conta com calçadão, bares, quiosques e restaurantes, e fica na cidade. O acesso é bem fácil.
  • Praia Brava – Matinhos – é na cidade, e toda sua extensão possui calçadão. É a praia do município que oferece melhor infraestrutura, e conta com pousadas, restaurantes e bares.
  • Praia Mansa – Caiobá – como diz o nome, é uma praia de águas calmas, ideal para o banho e para crianças. Conta com toda infraestrutura e fácil acesso. 
  • Praia Central – Guaratuba – é a praia mais famosa do município, com ondas moderadas, e totalmente urbanizada, calçadão, hotéis e pousadas, bares e restaurantes.

O que comer no Litoral Paranaense

Em toda parte da região sul, o churrasco é um hábito muito comum, então não seria diferente no litoral paranaense.

Mas, existem algumas delícias bem típicas nesta região. 

Sem dúvidas, o prato mais famoso e típico é o chamado Barreado, proveniente do município de Morretes, mas que atualmente é servido e apreciado por todo o litoral.

Um prato feito com carne bovina, cozida lentamente em panelas de barro até desmanchar, misturada com farinha de mandioca e finalizado com bananas.
Possui um sabor peculiar, e é muito consumido em todo o litoral.

Outras delícias do Litoral Paranaense

A tainha é um peixe bastante encontrado por lá, e por isso foram criadas as mais variadas versões para encantar nosso paladar! Tainha aberta, feita na brasa com uma grande variedade de temperos, frita e crocante, recheada com farinha de mandioca e temperada com ervas, servida como isca de tainha e molho tártaro, feita na folha de bananeira, enfim, a tainha é muito consumida e apreciada pelos frequentadores do litoral paranaense. Por ser um peixe de fácil pesca, seu valor costuma ser bastante razoável.

Mais um prato queridinho, facilmente encontrado é o caranguejo. Servido de mil e uma maneiras. Ensopado, com molho de tomate e pimentões, pataniscas de caranguejo em duas versões, cozidas e empanadas, carne de caranguejo desfiada em risotos e pratos de massa. E também temos o festival do caranguejo no mês de janeiro no Pontal do Paraná, que serve outro tipo comum de caranguejo encontrado mais comumente no Paraná que é o caranguejo- uça. Patas gordinhas, cheias de carne, um manjar dos deuses para quem aprecia sua carne.

Outra delícia bem fácil de encontrar por lá é a ostra, fresquinha e servida de diversas formas. Alguns restaurantes oferecem rodízio de ostras, e é possível degustá-las empanadas, com molhos diversos, gratinadas, na brasa, no espeto, entre outras tantas versões. Porém, na maioria dos quiosques, bares e restaurantes do litoral paranaense, é possível escolher entre ostras assadas ou cruas, ambas marinadas no limão. Dizem que a ostra é afrodisíaca, isso costuma ser um reforço para quem tem receio de prová-la.

E por último, mas não menos importante, temos o camarão. Famoso no Brasil inteiro, o camarão é muito apreciado pelos moradores e visitantes do litoral paranaense. Também é oferecido em rodízio em alguns restaurantes, mas é facilmente encontrado na beira mar, fritinho com bastante alho e limão, ou empanado, servido com diferentes molhos.

Seja qual ou quais forem suas opções gastronômicas, vale muito a pena conhecer as praias do Paraná, algumas bem urbanas e outras praticamente intocadas, e degustar sua culinária, preparada pelos caiçaras com todo o carinho. Não perca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *