Se tem uma coisa que o povo do Maranhão sabe muito bem é fazer comida, produzir delícias em série, e para prestigiar nossos conterrâneos dessa terra tão linda, o tema deste artigo é a peixada maranhense, uma iguaria muito conhecida no estado todo.
Dizem que a peixada maranhense é meio prima das moquecas que encontramos no restante do país, mas há quem diga no Maranhão que as moquecas é que são as primas da peixada! Mas nada disso importa, pois todas são muito ricas não só em nutrientes, mas em sabor e em história.
Para que você saiba mais sobre esse prato que faz parte do folclore maranhense, redigimos um artigo para contar sobre a história da peixada, que se mistura com a história do próprio estado, e claro, para fornecer também uma deliciosa receita que vai deixar suas papilas gustativas em festa!
História da Peixada Maranhense
Um prato que se mistura com a história do próprio Maranhão não poderia deixar de ser tão celebrado e popular no estado. Assim como a maior parte do país, o Maranhão também sofreu fortes influências de vários fatores e isso se reflete na sua gastronomia, tão rica e cheia de sabores.
Além dos colonizadores portugueses e dos africanos através dos escravos, os povos originários exerceram uma influência muito forte nos padrões maranhenses, e uma das características é o uso de peixes em muitas das receitas, já que o insumo sempre foi abundantemente usado na cultura indígena.
A peixada maranhense remonta dos nossos ancestrais, e foi herdada dos índios, mas claro que sofreu mudanças e adaptações com o passar dos anos, e muitos incorporaram camarões, leite de coco e azeite de dendê na receita. Há uma série de variações no prato, de acordo com cada região do estado.
Os índios faziam uma versão da peixada com o peixe assado em folhas de bananeiras e cobertos com brasas sob o peixe e cinzas quentes na parte de cima. A peixada maranhense tinha outro nome, chamava-se moquém, e o peixe era misturado aos outros ingredientes depois de assar.
Ingredientes tradicionais da peixada
Como o prato é proveniente do Maranhão, claro que um dos peixes mais comuns e saborosos do estado é o principal ingrediente da peixada, que é a pescada amarela. Mas é possível utilizar postas de outros peixes que sejam mais fáceis de encontrar na sua região, e que tenham características parecidas, como o tucunaré, a própria pescada, o dourado e o cação. Mas como as receitas variam de uma região para outra tem quem una cenouras aos legumes da peixada, e também que inclua camarão para dar um ar mais sofisticado à receita.
Legumes e temperos
Um dos ingredientes mais saborosos da peixada maranhense, mas que também é capaz de despertar amor ou ódio, é o coentro. Então, caso não goste dele, substitua por salsinha, que possui características semelhantes apesar da enorme diferença de sabor. Há ainda quem coloque, além do tomate e cebola, pimentões na receita. E com isso o prato fica ainda mais parecido com a nossa tradicional moqueca baiana.
Caldo de peixe
Uma dica para quem gosta de apreciar bem um prato é investir no caldos. Seja de legumes, de frango, carne ou peixe, o mais importante é que seja natural, fuja dos industrializados. Um bom caldo de peixe pode servir como base líquida para peixadas e moquecas, e também para um bom pirão, que é um acompanhamento divino de todos os pratos à base de peixes.
Receita autêntica da peixada maranhense
Para encantar o paladar de todos, segue a receita da tradicional peixada maranhense:
Receita de peixada maranhense
Ingredientes:
- 8 postas grandes de pescada amarela (pode utilizar dourado ou tucunaré)
- Suco de 4 limões
- 6 tomates cortados em rodelas
- 2 cebola grande cortada em rodelas
- 1 xícara de chá de coentro picado
- 1 xícara de chá de cebolinha picada
- 3 pimentas de cheiro picadas
- 200 ml de leite de coco
- ½ xícara de chá de azeite
- 2 batatas cozidas e descascadas
- 4 ovos cozidos
- Sal a gosto
Ingrediente caldo de peixe:
- Cabeças e rabo de peixe
- 1 cebola cortada em pedaços grandes
- 1 cenoura cortada grosseiramente
- 1 salsão (pode usar só as folhas)
- 3 folhas de louro
- Sal e pimenta a gosto
Preparo do caldo de peixe:
Ferva todos os ingredientes com um pouco de sal, e após cozinhar e esfriar, peneire e aproveite apenas o caldo. Guarde na geladeira até a hora de preparar a peixada.
Modo de preparo da peixada maranhense:
Tempere as postas de peixe com sal e limão e reserve na geladeira em recipiente fechado. Aqueça numa panela (de preferência de barro, que sempre realça os sabores) o azeite e disponha as rodelas de cebola, de tomate e as postas de peixe formando camadas. Cebola, tomate e peixe. Despeje o caldo de peixe aos poucos e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Junte o leite de coco, a pimenta, o coentro e a cebolinha. Depois junte as rodelas de batata e de ovo. Sirva bem quente.
Como servir a peixada maranhense
A maneira tradicional de servir a peixada maranhense é numa panela de barro, fumegante, com arroz branco, pirão de peixe, farofa e vinagrete. Mas há que coma só com arroz e pirão e diga que não há forma melhor de degustar a peixada.
Separe umas folhas de coentro para enfeitar a panela com a peixada e sirva bem bonita, borbulhando e com os verdinhos em evidência. Um arroz com açafrão, que fica colorido e mais saboroso, também é uma boa opção de substituição do arroz branco.