Foto de um tabuleiro com o doce quebra-queixo.
Sobremesas Típicas

Quebra-queixo, aprenda a fazer essa delícia das praias em casa

O quebra-queixo é um doce tão popular, que talvez você não o conheça pelo nome, mas se ouvir o vendedor com seu apetrecho inconfundível passando pelas ruas, vai identificá-lo rapidamente!

Uma sobremesa muito famosa e conhecida no Brasil, super tradicional e sempre fazia a festa não só das crianças, mas também de adultos assim que ficava pronto é o quebra-queixo. Esse doce é muito vendido pelas ruas, mas também nas praias brasileira.

Neste artigo vamos contar a história desse doce, exaltar sua gostosura e simplicidade, e para que você conheça, ou volte a fazer, vamos dar uma receitinha super rapidinha e fácil de preparar para encontrar sua família e amigos.

O que é quebra-queixo?

Pense numa sobremesa bem tradicional e super gostosa? Essa sobremesa é o quebra-queixo, que nem sempre é consumido somente na hora da sobremesa. O doce é feito com coco e açúcar, e sua receita é bem curtinha, bem simples, e muito fácil de fazer.

Ah mas isso é cocada. Não, é quebra queixo. Parecidos eles são, mas só nos ingredientes, pois o resultado final é bastante diferente, e o sabor apesar de ser ligeiramente semelhante, apresenta lá suas diferenças.

Diferença entre quebra-queixo e cocada

Há sim diferença entre o quebra-queixo e a cocada, não acredite que são iguais e que só a consistência é diferente. O preparo é um pouco distinto. Enquanto a cocada leva coco, açúcar e em algumas receitas leite condensado, ela é servida cremosa ou em pedaços mas bem macia, de fácil ingestão. Já o quebra-queixo não leva leite condensado, e ele é servido em pedaços, mas é preciso ter cuidado, pois como diz o nome, quebra o queixo, os dentes, quebra tudo. Brincadeira!

História, curiosidades e tradições desse doce

Esse nome curioso é apropriado, pois sua consistência bem durinha na mastigação dá realmente a impressão que o queixo vai partir, ou quebrar. Fiquem tranquilos, não quebra! E o quebra-queixo se tornou popular em meados de 1920, virando uma febre nos lares brasileiros, mas seu aparecimento foi mesmo na época do Império.

E há uma boa razão para que ele tenha esse nome por aqui, em terras Tupiniquins. Dizem por aí que o quebra-queixo nasceu mesmo foi no Reino Unido e por lá se chamava gobstopper ou jawbreakers. E traduzindo jaw, em portugués é mandíbula, como em português quebra mandíbula ficaria meio estranho, o nome ficou quebra-queixo mesmo.

Se você não sabe como fazer quebra-queixo, ou nunca comeu antes, não deve estar ligando o nome ao doce. Sabe aqueles moços, ou moças, que passam com aquela madeirinha com um ferrinho balançando sem parar? Tem um barulhinho super característico, e toooodo o mundo conhece. 

São esses os vendedores de quebra-queixo e a criançada, na época que ainda dava para brincar nas ruas, cercavam logo os vendedores em busca de um docinho.

Armazenamento e embalagem do doce quebra-queixo

Os doces são normalmente servidos em pedacinhos de 3x3cm ou 4x4cm, e embalados em plástico fininho e transparente, muitas vezes com um adesivo com a logo ou um lacinho para fechar o embrulhinho, se for para venda. 

Mas muitas pessoas também fazem a receita em casa e guardam o quebra-queixo em embalagens fechadas por no máximo uma semana, pois o coco é perecível e depois desse tempo acaba tendo seu gosto, cor e consistência modificados.

Receita de como fazer quebra-queixo em casa

Se você quer saber como fazer quebra-queixo caseiro, esse é o seu momento! Aqui vai uma receita das mais simples e mais gostosas desse doce que é queridinho das orla brasileira:

Receita de quebra-queixo

Ingredientes:

  • 750 gr de coco ralado fresco
  • 250 gr de coco fresco fatiado ou em pedaços
  • 1 kg de açúcar branco
  • Suco de 2 limões
  • 300ml de água
  • Manteiga para untar a forma ou tabuleiro

Modo de preparo:

Numa panela funda derreta o açúcar totalmente até virar calda. 

Quando o açúcar estiver totalmente derretido junte a ele os pedaços ou fatias de coco e mexa até aderir bem.

Junte assim que estiver tudo bem coeso o suco de limão.

Em cinco ou dez minutos o doce deve começar a desgrudar da panela, e nesse momento o doce está pronto.

Deixe esfriar e separe em pequenos pedaços, coloque uma travessa ou embale individualmente e sirva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *