Foi-se o tempo que camarão era considerado artigo de luxo na mesa dos brasileiros. Com o surgimento das fazendas de camarões, a produção dessa iguaria extremamente apreciada alcançou patamares incríveis, o que tornou o alimento mais presente na vida e dieta da população.
O camarão é um dos crustáceos mais apreciados em todo o mundo. Existem diversos tipos de camarões, dos menores aos VG, e sua versatilidade o torna presente em saladas e ensopados com a mesma praticidade.
Vamos falar mais sobre o reizinho dos crustáceos. Suas características, índices nutricionais, e claro, dar receitas com camarão que vão encher sua refeição de sabor, e deixar seus convidados de queixo caído!
Benefícios de consumir camarão
É de conhecimento geral, ou quase, que itens que vem de mares e rios são excelentes opções de proteínas para nossa dieta. E de uma forma geral, quando bem refrigerados e manuseados fazem bem à saúde e ao paladar. Por isso vamos ressaltar algumas características importantes dos camarões:
Camarão é uma fonte de proteínas
O camarão é fonte de proteína, um grupamento alimentar necessário ao bom funcionamento do nosso organismo. E, caso esteja pensando na dieta, em manter a forma, o camarão é proteína magra, baixo índice calórico e contribui para desenvolvimento e manutenção dos músculos.
Camarão fonte de ômega-3 e antioxidantes
Uma dieta rica e saudável necessita de doses diárias de ômega-3 para combate e prevenção a doenças coronárias. Ainda é rico em antioxidantes, que ajudam a prevenir e combater o envelhecimento.
Contribui para a saúde cardiovascular e cerebral
O camarão é rico em vitaminas do complexo B e do E, que auxiliam na prevenção de diversas doenças, em especial as neurológicas. Também auxilia no combate e na prevenção de problemas de coração.
Consumir camarão melhora a função imunológica
Uma das vantagens de consumir camarão é o auxílio que esse tipo de proteína dá ao organismo, fazendo com que funcione melhor, e aumentando sua imunidade. O camarão é rico em vitaminas do complexo B e do E, muito necessárias ao bom funcionamento do nosso corpo.
Alergia a camarão: Como saber se você tem
Além de testes específicos aplicados por médicos dermatologistas e alergistas, é bem fácil descobrir se você tem qualquer tipo de restrição ao consumo de camarão através da ingestão do alimento, basta se atentar aos sinais do seu corpo.
Se após consumir o crustáceo você apresentar tosse, chiados, problemas respiratórios, dor de e na barriga, ânsia de vômito e surgimento de placas vermelhas ou empolamento da pele, eis a resposta, sim, você é alérgico a camarão.
Valor nutricional do camarão
O consumo de camarão é benéfico ao organismo, e suas propriedades nutricionais são extremamente interessantes. Pouco índice de calorias e gorduras, e alto índice proteico e energético. Possui sabor marcante, e para quem está fazendo dieta de baixo consumo calórico, é o alimento ideal.
Diferença entre o camarão de água doce e o de água salgada
Os diferentes tipos de camarão possuem características distintas, mas nem tanto. Vejamos abaixo:pécie
Principais características dos camarões de água doce
Além de apresentar um tamanho menor que o camarão de águas salgadas, o camarão de água doce possui sabor mais suave, menos marcante, levemente adocicado. Sua coloração vai de marrom claro, como uma tonalidade castanha, ao marrom mais forte, cor de canela.
Principais características dos camarões de água salgada
Já os camarões de água salgada são um pouco maiores, com sabor mais acentuado, podem apresentar a cor cinza e a rosa. São facilmente encontrados por todo o litoral brasileiro em fazendas marinhas propícias para sua criação. São bastante comercializados pela sua versatilidade e grande oferta no mercado.
Receitas deliciosas com camarão
Para deixar os preparos com camarão melhores, e encantar o paladar, seguem receitinhas deliciosas:
Receita de camarão empanado crocante
Ingredientes:
20 unidades de camarão eviscerado com o rabinho
2 claras de ovo
½ xícara de amido de milho
Flocos de arroz quanto baste (aproximadamente 2 xícaras)
Sal e pimenta a gosto
Suco de 1 limão
Óleo para fritar por imersão
Modo de preparo:
Tempere os camarões com sal, pimenta e limão.
Coloque as claras em um recipiente e bata levemente. Distribua o amido de milhos e os flocos de arroz em dois vasilhames diferentes.
Passe os camarões no amido de milho, tire o excesso, mergulhe na clara batida, escorra o excesso, em seguida passe nos flocos de arroz fazendo uma leve pressão para que grude no camarão.
Antes de fritar, leve os camarões totalmente empanados à geladeira por cerca de 15 minutos, para que os flocos de arroz fiquem mais grudados ao camarão. Sirva com o limão de sua preferência, ou um molho cremoso como rosé ou geleia de pimenta.
Receita de risoto cremoso com camarões
Ingredientes para o caldo:
500 g de camarão cinza médio inteiros (com casca e cabeça)
1 cebola
1 cenoura
2 dentes de alho
3 ramos de tomilho
2 litros de água
3 colheres (sopa) de vinho branco
folhas de 1 alho-poró
Modo de preparo do caldo:
Ao limpar os camarões separe as cascas e cabeças para o preparo do caldo, e deixe os camarões limpos e eviscerados para o risoto.
Separe 10 camarões com o rabo, para dar um toque mais chique a sua apresentação.
Retire as cabeças e as cascas dos restantes.
Lave as cabeças e cascas numa peneira ou escorredor e leve a panela com água fervente..
Amasse os dentes de alho, corte a cebola em meias luas e a cenoura lavada em rodelas finas. Junte ao camarão na panela e cozinhe por cerca de 1 horas, tomando cuidado de manter o fogo baixo para não secar o caldo. Quando desligar coe o caldo, e separe o líquido.
Ingredientes do risoto:
Camarões totalmente limpos, com e sem rabo.
1 xícara de arroz para arbóreo
1 alho-poró
1 cebola
½ xícara de vinho branco
1,5 litro do caldo de camarão
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
broto de agrião a gosto para servir
1 xícara (chá) de óleo para fritar o alho-poró
Modo de preparo do risoto:
Numa panela ferva o caldo de camarão, e deixe em fogo baixo para não perder o calor.
Pique a cebola, o alho e fatie bem fininho o alho poró e separe um punhado da parte mais verde.
Aqueça o azeite em uma panela relativamente funda, e junte a cebola e o alho picados com o restante do alho poró, a cebola e o alho, mantenha em fogo médio até murchar, tempere com sal. Junte o arroz e mexa bem por 2 minutos para fritar os grãos.
Tempere com sal e pimenta-do-reino e regue com o vinho até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Mexa de vez em quando, até secar. Repita o procedimento até o risoto ficar no ponto, deve demorar cerca de 12 minutos.
Numa panela alta aqueça o óleo para fritar o alho poró que será usado na decoração do prato. Mergulhe por cerca de 30 segundos o alho poró no óleo quente e depois deixe escorrer numa travessa forrada com papel toalha.
Quando adicionar a última concha de caldo, misture os camarões sem rabinho ao risoto.
Após 2 minutos acrescente 2 colheres de sopa de azeite e misture bem.
Tampe a panela e doure os camarões da finalização numa frigideira com azeite, e virando com cuidado com o auxílio de um pegador..
Na montagem dos pratos sirva o risoto com os camarões dourados e o alho-poró frito, por cima, arrumando para que fique um rato bem bonito.