Que as comidas servidas aqui no Brasil são deliciosas ninguém tem a menor dúvida, e que sofreram influência de outros povos também já sabemos, mas e sobre o inigualável pudim de tapioca, você sabe de onde é originária essa iguaria?
A tapioca é um ingrediente presente nas mesas de todas as regiões do país, e no litoral brasileiro muitos pratos são preparados tendo como base a tapioca, inclusive vários doces, que deixam todos com água na boca.
Neste artigo vamos contar um pouco mais sobre esse insumo tão importante para muitas famílias brasileirinhas, e claro, vamos passar uma receitinha especial do tão famoso pudim de tapioca, que agrada dos 8 aos 80.
Origens e história da tapioca
Nem só de sobremesas de tapioca vive esse ingrediente, muito pelo contrário. E para surpresa de muita gente, a tapioca não teve sua origem em pratos preparados pelos nordestinos, ela é bem mais antiga e vem de tribos indígenas.
A tapioca é uma farinha que é obtida através do amido que vem da mandioca, ou aipim ou macaxeira, que são as variações de nomes dessa raiz que encontramos no país. Quando os portugueses conheceram o beiju, um tipo de bolo baixinho que era consumido com mel, insumos bem naturais e de acordo com a alimentação indígena, ficaram encantados e passaram a consumir muito a iguaria.
A escassez do trigo também impulsionou um consumo maior da tapioca, que acabou indo parar em diversos outros pratos, e passou a ser difundida não só pelos povos originários, mas também pelos colonizadores que chegaram para ficar no país.
De acordo com historiadores, existem três diferentes explicações para o aparecimento e difusão da farinha de mandioca em terras tupiniquins, uma delas, e a mais bonita, é a indígena. Essa teoria diz que a indiazinha Mani, neta de um grande cacique, era muito esperta, mas morreu do nada, sem sequer adoecer ou sofrer, e foi enterrada dentro da oca. Após muitos índios prantearem a menininha, foi notado o surgimento de uma nova planta, que foi chamada de manioca por eles, pois acreditaram ser enviada por Mani para matar a fome da aldeia. E seu nome foi sendo modificado até ser chamado por fim de mandioca.
Curiosidades da tapioca
O cultivo da mandioca é bastante fácil já que se adapta bem aos mais diversos tipos de solos, e o Brasil possui em grande parte de suas terras, em todas as regiões, plantações com essa raiz, que está entre os oito produtos mais cultivados no país.
A tapioca, farinha que vem da mandioca, é um alimento considerado controlador da ingestão de calorias, já que provoca sensação de saciedade. Por isso entrou para a lista de produtos com o selo fit, e é utilizada de diversas formas na alimentação de quem controla o consumo calórico, faz algum tipo de dieta ou pratica atividades físicas. Vale mencionar que não existe nenhuma comprovação científica de que a tapioca auxilie o emagrecimento.
Como fazer o pudim de tapioca tradicional
Também conhecido como cuscuz de tapioca, vamos agora dar uma receita fácil e prática, mas deliciosa, para você fazer e se deliciar com o pudim de tapioca.
Receita de Pudim de Tapioca Gelado
Ingredientes
500 gr de tapioca granulada
1½ litro de leite fervido e coado
1 vidro de 200ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 xícara de chá de açúcar
Coco ralado o quanto baste (aproximadamente 150gr)
Modo de preparo
Num recipiente fundo coloque a tapioca granulada e o leite e misture bem para desfazer as bolinhas. Quando estiver homogêneo adicione primeiro o leite de coco e misture até ficar uniforme.
Após isso adicione o leite condensado e misture. Logo que estiver novamente homogêneo acrescente a xícara de açúcar e misture bem. Transfira a mistura para uma forma com um furo no meio e leve para gelar por mais ou menos duas horas.
Desenforme num recipiente bonito e cubra com o coco ralado.
Obs: A recomendação para que o pudim de tapioca seja menos perecível é utilizar o coco desidratado, mas se for para consumo imediato o coco fresco é mais saboroso, porém corre o risco de estragar mais rapidamente
Servindo e degustando as diferentes formas de fazer o pudim de tapioca
Existem variações no pudim e na forma de servir, mas uma delas é fazer a calda de coco queimado e substituir o coco desidratado pelo queimado, com essa receita deliciosa do Chef Rodrigo Oliveira, como você vai aprender abaixo:
Receita de pudim de tapioca com calda de coco queimado
Ingredientes do Pudim
⅓ de xícara (de chá) de tapioca granulada
1 vidro de 200ml de leite de coco, ou leite de coco feito em casa
1 ½ xícara (de chá) de creme de leite fresco
½ xícara (de chá) de leite
1 lata de leite condensado
2 ovos
2 gemas
1 xícara (de chá) de açúcar
½ xícara (de chá) de água
Modo de preparo do pudim
Numa tigela bem funda coloque a tapioca para hidratar misturada com o creme de leite fresco e o leite de coco, e deixe na geladeira por duas horas, misturando bem a cada meia hora.
Enquanto a tapioca hidrata prepare a calda em uma fôrma com furo no meio,. Ponha o açúcar na forma e leve em banho maria numa panela em fogo baixo até derreter completamente e formar um caramelo, aos poucos misture a água e ferva até ficar uniforme.
Numa tigela misture os ovos com as gemas, o leite e o leite condensado, e passe por uma peneira, juntando a tapioca. Preaqueça o forno em temperatura baixa, mais ou menos a 150 °C , leve a mesma panela de banho maria novamente para o fogo, e aqueça a água.
Numa assadeira despeje a água quente e ponha no forno preaquecido com a forma do pudim por cerca de 1h30.
Retire e deixe esfriar. leve a geladeira por cerca de 3 horas.
Quando retirar o pudim do forno, aproveite o forno quente para fazer a calda crocante de coco, mas retire a assadeira com água.
Ingrediente do crocante de coco
150 gr de coco fresco ralado
Modo de preparo do crocante de coco
Numa assadeira forrada com papel manteiga espalhe o coco e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 30 minutos. Lembre-se de manter o fogo baixo. Abra o forno de vez em quando e mexa com uma colher de pau para que assem e dourem por igual.
Ingredientes para calda de coco queimado e montagem
1 xícara (de chá) de açúcar
⅓ de xícara (de chá) de leite de coco
⅓ de xícara (de chá) de água
2 anis-estrelados
Modo de preparo da calda de coco queimado e preparo
Leve o açúcar ao fogo baixo numa panela funda, e mexa a panela se for preciso para evitar que queime, não use a colher; Quando estiver dourado junte a água, o leite de coco e o anis. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos em fogo baixo até que a calda engrosse e fique uniforme.
Passe a forma do pudim pela chama para que ele se solte, vire o pudim num prato de bolo, regue com a calda ainda quente e polvilhe com o crocante de coco e sirva em seguida.